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Como pedir uma Certidão de Óbito

Por IntFormalities
Atualizado em 15 Abril 2024
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

No momento difícil que é o falecimento de um ente querido, lidar com procedimentos burocráticos pode parecer uma tarefa árdua. Contudo,registrar o óbito do falecido é uma etapa essencial que não deve ser negligenciada. Este registo é o primeiro passo numa série de processos administrativos subsequentes que requerem a obtenção de um certificado de óbito. Por exemplo, para questões de sucessão, acesso a prestações sociais, e outros trâmites.

Assim, é importante saber como proceder para obter este documento crucial e assegurar que todos os procedimentos necessários sejam realizados corretamente e sem demora. Vamos mostrar como você pode realizar esse procedimento de maneira eficiente e sem complicações.

certidão de óbito

O que é a Certidão de Óbito e para quê preciso dela?

Também conhecido como atestado de óbito, este documento declara o falecimento de uma pessoa, e nele constam factos referentes a este acontecimento. Seja o indivíduo português, ou não, caso tenha falecido em território português, deve ser registado em até 48 horas após o ocorrido ou a partir do momento em que o corpo for encontrado. Também no estrangeiro, o mesmo se aplica aos cidadãos portugueses.

O registo se baseia na declaração obrigatória, e serve como guia de enterramento para a realização do funeral. Deve ser comprovado por certificado médico ou por auto de verificação.

Ela será útil principalmente aos viúvos seja para a solicitação de pensão por morte ou para casarem-se novamente no cartório civil e até mesmo outras situações em que pode ser requerida. A certidão de óbito também poderá ser solicitada para iniciar processos de testamento e de seguro de vida.

Como declarar uma morte?

Antes de solicitar a certidão de óbito, é necessário emitir o certificado de óbito na responsabilidade que compete ao médico que confirmou a morte. Nele constará a identificação da pessoa que morreu, assim como o lugar, a hora, e a data da morte. Ele é gratuito e será enviado ao IRN através da Internet.

Se o óbito de um cidadão português tiver ocorrido no estrangeiro, o procedimento de registo em Portugal deve seguir algumas etapas:

  1. Dirigir-se a uma conservatória do registo civil ou a um consulado português
  2. Levar a certidão de óbito emitida pelas autoridades do país onde a pessoa morreu
  3. Levar a tradução da certidão de óbito se esta estiver escrita em língua estrangeira.

No caso em que a declaração de óbito no estrangeiro for feita diretamente no consulado português, ela será registada na base de dados do registo civil.

A certidão de óbito pode ser realizado em qualquer conservatória do registo civil. Confira aqui. Para mais informações sobre como declarar um obite, aceda a esta ligação.

Quem pode declarar um óbito?

Segundo o site da justiça do governo português essas são as pessoas que podem declarar um óbito:

  • um parente do falecido presente no momento da morte
  • um conselho ou membro administrativo do hospital onde a morte foi declarada ou onde o corpo foi autopsiado
  • os donos da casa onde ocorreu a morte
  • a polícia ou algum elemento da administração local, se for um corpo abandonado
  • um ministro religioso presente no momento da morte
  • equipe de agência funerária

Documentos necessários

Para declarar o falecimento de um cidadão português, os documentos a entregar são os seguintes:

Por outro lado, se se tratar de falecimento de estrangeiro e for necessária a atualização do estado civil do cônjuge português sobrevivente, para além dos referidos documentos, este deverá apresentar também a sua certidão de nascimento e de casamento ao falecido.

Para mais informações sobre este tópico, sugerimos a leitura do seguinte sítio oficial do governo português.

Como pedir uma Certidão de Óbito?

Para solicitar a certidão de óbito de um cidadão que já tiver sido registada no momento do falecimento, pode-se encaminhar não apenas nas conservatórias, como nos Espaços Registos do IRN ou nas Lojas do Cidadão. A versão em papel da certidão de óbito não tem prazo de validade, ou seja, é sempre válida.

Para realizar procedimento online, é necessário um registo prévio no portal e também um certificado digital do Cartão do Cidadão ou uma Chave Móvel Digital ou certificado digital de advogado, solicitador ou notário.

A autenticação deve ser efectuada nesta ligação. Após essa etapa, um formulário com os dados do pedinte é preenchido para que se escolha a certidão pretendida (neste caso, marcar a opção: óbito) e paga-se o montante específico de sua solicitação.

Qualquer pessoa pode pedir uma certidão de óbito. Uma vez realizado o pedido, a Certidão de Óbito poderá ser acessada pelos próximos 6 meses através de um código de acesso. Você poderá encontrar informações complementares aquí.

Quanto custa uma Certidão de Óbito?

Para declarar uma certidão de óbito, o valor é gratuito. Para solicitá-la, os custos são os seguintes:

  • 10€: certidão de óbito em papel para fins da Segurança Social ou abono de família
  • 20€: certidão de óbito em papel para outros fins
  • 10€: certidão online de óbito

Tendo essas informações, todo o processo tende a ser otimizado. Lembre-se também que qualquer dúvida poderá ser sanada junto às autoridades portuguesas, e assim você poderá se dedicar aos próximos passos com mais tranquilidade.

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