Atestado de residência pela Junta de Freguesia

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Diversas situações podem surgir em que um cidadão português ou estrangeiro precisará apresentar um documento comprobatório oficial de sua morada. Para isso, o ideal é obter um certificado de residência ou atestado de residência pela Junta de Freguesia, que funciona como tal comprovativo de morada em Portugal.

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Para que serve o atestado

É claro que, em muitos casos, outros documentos, como contrato de arrendamento, podem ser apresentados como comprobativos de residência, no entanto não em todos os casos. Além disso, o atestado de morada compreendido aqui, pode ser útil para quem se mudou recentemente e logo não tem outros tipos de comprovativos disponíveis. 

No geral, o atestado de residência é solicitado quando é preciso comprovar o local da morada com entidades estrangeiras para questões fiscais e administrativos, para utilizações de serviços públicos da freguesia, ou em necessidade de rescindir contratos devido alteração de morada. O documento em questão trata-se de uma certidão da Junta de Freguesia oficial, sendo carimbado e devidamente assinado pela autoridade local.

Como pedir o atestado

Como cada Junta de Freguesia é independente, é necessário averiguar qual o procedimento de requerimento na freguesia em que o cidadão se encontra. Isso porque ele deverá emitir o documento obrigatoriamente na Junta de freguesia da morada que gostaria de comprovar. No site da Associação Nacional de Freguesias é possível entender qual freguesia seria a indicada através do Mapa de Freguesias. Com isso, o cidadão deverá confirmar o procedimento de como tirar o atestado na Junta determinada, que pode variar, juntamente com a documentação necessária.

No geral é comum que seja solicitado o preenchimento de um formulário de declaração de residência/declaração de moradia, a apresentação de um documento de identificação como o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou passaporte do requerente e possivelmente de seus familiares, e o Número de identificação Fiscal (NIF) dos mesmos. Além disso, normalmente é exigido um comprovativo de morada para obtenção do atestado, como o contrato de arrendamento.

Novamente, deve-se conferir as especificidades de cada Junta de Freguesia. Em muitas, por exemplo, é necessária a apresentação de duas testemunhas caso o contrato de arrendamento não inclua o nome do requerente. Isso ocorre por exemplo, quando um filho de um casal deseja obter o atestado, mas não possui seu nome no contrato de arrendamento, que está no nome dos pais. Por isso, nesses casos, algumas Juntas pedirão a presença de testemunhas que atestem o fato de que o filho mora realmente com os pais naquele local. Esse é o caso, por exemplo, na Freguesia de Paranhos, que faz tal exigência.

Presencial ou online

Outro fator a ser verificado individualmente nas Juntas de Freguesia é o procedimento de solicitação, que em algumas pode ser feito online, como no caso da Junta de Freguesia de Pombal, em outras apenas presencialmente.

Como fazer para integrantes da família

As vezes surgem dúvidas relativas à família, como se um atestado pode ser emitido para toda a família ou apenas individualmente. No caso, o atestado pode sim incluir o nome de todos os integrantes da família, se as exigências da Junta de Freguesia foram devidamente cumpridas para tal, como necessidade de testemunhas para alguns casos.

Preços, prazos e renovação

O atestado de residência é emitido pelas Juntas de Freguesia e por isso deve-se entender as exigências de cada uma delas. Da mesma forma, o valor de emissão do documento também varia, sendo sempre algo em torno de 5 euros. Assim, também é com os prazos de entrega do comprovativo, que varia, mas permanece em torno de 2 a 3 dias úteis. Há também opções de entregas mais urgentes, porém que acarretam mais custo de emissão, podendo dobrar o valor.

A validade do documento emitido também deve ser observada, que pode variar de acordo com a Junta de Freguesia. Por isso, em caso de necessidade de apresentação do atestado de residência em que o documento esteja fora da validade, deve-se emitir um novo, não havendo um procedimento de renovação.

Um documento importante emitido pelas Juntas de Freguesia

Como pode-se observar nesse artigo, o atestado de residência é um documento crucial e pode ser exigido em diversas situações em que um cidadão residente em Portugal necessita comprovar a localização de sua morada. O importante nesse assunto é sempre verificar as exigências da Junta de Freguesia da localidade do individuo que gostaria de fazer o requerimento do documento.

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95 respostas

  1. Olá
    Bom dia
    Eu morava em Alcochete aqui em Portugal e mudei pra Olhão aqui no Algarve e a Junta da Freguesia se recusa a fazer minha Alteração de Morada, com isso não consigo abri conta em banco e no meu controle de trabalho já está o endereço Olhai. Já não sei mais o que faço pode me orientar

    1. Olá Eliane,

      Verifique se está fornecendo todos os documentos necessários para a alteração de morada. Geralmente, é necessário um comprovante de residência, como contrato de aluguel ou contas de serviços públicos. Certifique-se de comunicar claramente a situação à Junta da Freguesia explique que precisa atualizar seu endereço para abrir uma conta bancária e resolver questões de trabalho.

      Se a recusa persistir, considere buscar orientação legal. Pode ser útil consultar um advogado ou defensor público para entender seus direitos e opções. Se a Junta continuar se recusando, tente entrar em contato com autoridades superiores ou órgãos governamentais responsáveis para buscar assistência.

      Lembre-se de manter um registro de todas as comunicações e documentações envolvidas. Se possível, obtenha orientações específicas de um profissional ou de alguém que tenha passado por situações semelhantes em sua região.

  2. Ola. Mudei-me ha pouco tempo de Quinta do Conde (proximo de Setubal) para Gondomar (Proximo do Porto). Lá eu possuía amigos os quais puderam comprovar o meu atestado de residencia no local, porém aqui em Gondomar nao conheço ninguém. Mesmo assim, a junta exigiu duas testemunhas. Tenho autorizaçao de residencia e contrato de arrendamento em meu nome. Como faço neste caso?

    1. Ola Alexandre,
      Como você mencionou que possui um contrato de arrendamento em seu nome, isso é uma forte evidência de residência. Certifique-se de levar uma cópia autenticada do contrato de arrendamento quando for solicitar o atestado na Junta de Freguesia de Gondomar.
      Outras opções:
      – Se você tiver comprovantes de pagamento de contas de serviços públicos, como eletricidade, água ou gás, que estejam em seu nome e no novo endereço em Gondomar, isso também pode ser usado como prova de residência.
      – Você pode realizar a comunicação de mudança de residência junto das autoridades competentes, como os serviços de Finanças (AT), para atualizar seu endereço fiscal.
      – Se você possui um cartão de residência válido, isso também pode ser usado como comprovante de sua nova residência em Gondomar.

      Lembre-se de entrar em contato com a Junta de Freguesia de Gondomar com antecedência para esclarecer quais documentos específicos são aceitos como prova de residência no seu caso. Cada junta pode ter suas próprias diretrizes, e é importante garantir que você esteja preparado com os documentos corretos para evitar qualquer inconveniente.

    1. Boa tarde Patricia,
      Geralmente é necessário apresentar o Cartão de Cidadão (ou o Bilhete de Identidade, se ainda não possui o Cartão de Cidadão) como prova de identificação. O passaporte normalmente não é aceito como único documento para esse fim.
      Se você é estrangeira e está residindo em Portugal, é importante verificar os requisitos específicos junto à Junta de Freguesia ou entidade competente onde deseja solicitar o atestado de residência.

  3. Olá!
    Sou imigrante vindo do Brasil, tenho NIF e NISS e visto de procura de trabalho, não tenho contrato de aluguer, pois vivo em um apartamento com amigos que também são brasileiros.

    Como faço para obter o atestado de morada de junta de freguesia?

    1. Olá Leone,

      Para além da documentação detalhada no artigo, verifique quais documentos são exigidos pela junta de freguesia para comprovar a sua morada. Na falta de um contrato de aluguer, é possível solicitar uma declaração de residência assinada pelos seus amigos que vivem no mesmo apartamento. Eles podem escrever uma declaração, mencionando que você reside no mesmo endereço que eles, e assiná-la. Normalmente, a junta de freguesia aceita essa declaração como prova de residência.

      Lembre-se de verificar os horários de funcionamento da junta de freguesia e se informar sobre quaisquer requisitos específicos que possam ser aplicáveis à sua situação.

      Boa sorte na obtenção do atestado de morada!

  4. Boa tarde! Arrendei minha morada pelo Airbnb e por lá ficarei por pelo menos 4 meses. Eu tenho o direito de solicitar o atestado de residência? Se sim, como devo proceder? Obrigada!

    1. Boa tarde Gisele,

      Sim, mesmo que tenha arrendado sua morada pelo Airbnb por um período de 4 meses, você tem o direito de solicitar o atestado de residência em Portugal.

      No caso de arrendamento através do Airbnb, você pode apresentar um comprovante de alojamento fornecido pelo anfitrião ou pela plataforma. Esse comprovante deve conter informações como o endereço da morada e o período de estadia. Lembre-se de se informar sobre quaisquer requisitos adicionais que possam ser aplicáveis à sua situação específica. Se precisar de mais informações ou assistência, não hesite em entrar em contato com a junta de freguesia da sua área de residência.

  5. Boa tarde sou Angolano tenho a morada em Almada, ao solicitar declaração na junta da freguesia do Laranjeiro, a junta não me pode conceder pelo simples facto de eu ter o documento de identificação, Passaporte, eu preciso desse documento para fazer a manifestação de interesse junto ao SEF. O que fazer?…

    1. Boa tarde Domingo,
      Recomendamos que consulte as alternativas disponíveis, contactando directamente o SEF a através do:
      – telefone (para rede fixa) : (+351) 217 115 000, aos dias úteis das 8h às 20h
      – telefone (para rede móvel) : (+351) 965 903 700, aos dias úteis das 8h às 20h
      – e-mail: gricrp.cc@sef.pt

    1. Bom dia Filipa,
      Deverá poder requerer o certificado numa junta de freguesia. Recomendamos que vá lá pessoalmente e pergunte sobre o assunto.

  6. Bom dia,
    Resido no estrangeiro e o país ondo resido, pertence à UE, e estão a pedir-me um comprovativo de residência nos anos 80 para puderem fazer o cálculo da minha pensão. Como posso obter um atestado de residência se ao dirigir-me à junta de freguesia da minha área de residência na altura dizem-me que não é possível aferir esses dados tão antigos.

  7. Olá! Sou à Paulina,para quêm é emigrante e que só possue o passaprte válido, e à copia do blilhete valido do país de origem,e q esteja morar em casa de uma amiga portuguêsa,é possível pedir o atextado de residência?

    1. Olá, Paulina,
      É muito provável que também exijam um comprovativo de morada para obtenção do atestado, como o contrato de arrendamento. No caso de não ter, em algumas juntas de freguesia se oferece a possibilidade de ir com duas testemunhas que afirmem que você vive nesse domicílio. Recomendamos que você entre em contato com a junta de freguesia indicada e consultar pelos requerimentos já que estes podem ser diferentes entre freguesias.

    1. Boa tarde,
      Todas as informações necessárias estão disponíveis no artigo. No caso de ter consultas a respeito, recomendamos-lhe consultar diretamente com a junta de freguesia de sua cidade de residência.

    1. Bom dia Glaucia,
      No caso de não ter sucesso, recomendamos-lhe aconselhar-se legalmente com um advogado para que possa orientá-la sobre os passos a seguir.

    1. Boa tarde Graça,
      O Atestado não é explicativo, o que significa que pode usá-lo uma vez e continuar a usá-lo enquanto precisar, continuando a residir no mesmo local. No entanto, para demonstrar que a pessoa ainda reside lá, várias agências podem precisar de um certificado atualizado. Recomendamos-lhe que confirme com a Junta de Freguesia correspondente.

  8. Olá! Sou português mas emigrado a 10 anos.

    Tenho meu cartão de cidadão e Nif regularizado.

    Estou neste momento no Brasil e volto para Portugal em Janeiro 2023.

    Precisarei abrir conta bancaria, comprar carro bem como regista-lo e fazer o seguro.

    O problema é que não tenho nem pretendo ter moradia fixa pois o carro em questão que comprarei é uma autocaravana onde habitarei a tempo integral e onde circularei por Portugal inteiro prestando meus serviços de faz-tudo.

    Como faço quando me pedirem um atestado de residência no banco e na compra do carro?

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