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Documentos necessários para construir ou demolir uma casa

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Atualizado em 19 Janeiro 2024
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Construir uma casa em Portugal pode ser um processo longo e difícil.

Erguer um edifício do zero já é, por si só, uma tarefa árdua, mas o caso se complica ainda mais quando encontra-se com muitas burocracias.

Não desanime, pois aqui você vai aprender como construir uma casa, ou demoli-la, sem ter problemas com o governo.

construir ou demolir uma casa

Antes de investir no terreno

Antes de gastar dinheiro para construir a sua casa, vale verificar se o terreno escolhido está apto legalmente para tal empreitada, e para isso, há que se verificar com a Câmara Municipal onde ele se localiza, com um Plano de Informação Prévia. Assim, você saberá quais as limitações legais para a construção de uma casa naquele terreno. O pedido à Câmara Municipal costuma ser respondido em 30 dias – período esse que pode variar dependendo da localidade.

Depois de obtido o Plano de Informação Prévia obtido da Câmara Municipal dizendo que o terreno está apto a ser construído, o terreno já consta no Plano Diretor Municipal (PDM).

Caso o terreno esteja localizado em um loteamento, constará no Plano de Informação Prévia o documento chamado Plano de Pormenor. Normalmente, ele atesta que o terreno já tem a infraestrutura de base, como energia elétrica, água e sistema de esgoto, como é comum em loteamentos.

Iniciando o processo

Depois que já se sabe que o terreno vale o investimento, é hora de investir em um estudo topográfico e um projeto arquitetônico para a casa que será construída, com o serviço de profissionais competentes. Em seguida, faz-se o projeto de instalações de infraestrutura, como energia, água, gás e esgoto.

A Câmara Municipal deverá aprovar todos os projetos citados. Quando isso foi feito, ela concederá ao proprietário do terreno a Licença de construção.

Construindo

Depois de obtida a Licença de construção, já é possível iniciar construções no terreno em acordo total com o governo.

No entanto, recomenda-se a contratação de um empreiteiro e um engenheiro civil com alvarás válidos, para garantir a execução segura da obra.

Demolição

Da mesma forma que a construção da casa pede por uma autorização da Câmara Municipal, o processo de demolição também a pede.

A Licença de demolição é obtida da mesma forma que a Licença de construção, isto é, apresentando à Câmara Municipal os principais documentos relativos ao imóvel e ao terreno, como os planos de energia, água, gás, esgoto, planta da construção, planta topográfica do terreno e documentos de identificação do proprietário.

Com esses documentos, é necessário comparecer presencialmente à Câmara Municipal para iniciar o processo, que deve levar em torno de 45 dias úteis para ser finalizado, possibilitando, assim, o início dos trabalhos de demolição do imóvel.

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