O que eu preciso para mudar para a Alemanha


A Alemanha é um país de cultura e história ricas, com muito a oferecer a seus habitantes.

Por isso, é um dos destinos mais procurados por portugueses buscando viver fora.

Veja abaixo como fazer para morar na Alemanha.



O que preciso para ir morar na Alemanha?

A Alemanha, como Portugal, faz parte da União Europeia e do espaço Schengen, o que significa que cidadãos de um país podem circular livremente no outro.

Portanto para ir morar na Alemanha não é necessário tirar um visto específico, e nem mesmo é necessário ter um passaporte. Basta levar consigo seu Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão.

Os únicos requisitos para os portugueses viverem na Alemanha são os seguintes:

a) Exercer uma actividade por conta própria ou por alguém; ou

b) Dispor de recursos financeiros suficientes para manter a si próprio e os membros de sua família – incluindo uma cobertura seguro de saúde válido na Alemanha; ou

c) Estar inscrito em um estabelecimento de ensino público ou privado, além de dispor de uma cobertura de seguro de saúde válido na Alemanha, e garantir ao governo recursos financeiros suficientes para manter a si próprio e os membros de sua família; ou

d) Ser membro da família que acompanha ou pretende se juntar a um cidadão da União Europeia que preencha as condições a), b) ou c).


Mudando para a Alemanha

Após a mudança para a Alemanha, o cidadão português deverá fazer o registro da residência em no máximo 2 semanas no Bürgeramt ou Rathaus local.

Para tanto, é preciso entregar o formulário “Anmeldung” e uma confirmação por escrito do dono da residência, ou de quem está proporcionando o alojamento ao cidadão (chamado de “Wohnungsgeberbestätigung”).

Se o nome do interessado não puder constar na tabuleta da campainha ou na caixa de correio, deverá ser indicado no formulário de registro “c/o” ou “bei” e o nome do proprietário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *